4 Dicas para Melhorar o Controle Financeiro do seu Escritório de Advocacia

4 Dicas para Melhorar o Controle Financeiro do seu Escritório de Advocacia

Adotar um bom controle financeiro do seu escritório de advocacia pode ser uma tarefa difícil. Aliás, é difícil para qualquer profissional inserido no mercado de trabalho, independentemente do seu ramo de atuação, não é?

A má gestão, que leva à falta de controle financeiro, é muito prejudicial para o seu escritório. Alguns passos, no entanto, como investir em um bom planejamento financeiro, eliminar pequenos gastos e utilizar a tecnologia como aliada, por exemplo, podem reverter a situação e torná-la favorável.

Quer saber quais são as dicas que podem auxiliá-lo no controle financeiro do seu escritório de advocacia? Então confira a seguir!

 

1. Faça um planejamento financeiro

Você consegue visualizar os faturamentos, despesas e investimentos dos últimos meses? Sabe como reagir em diferentes cenários, desde o mais pessimista até o mais otimista? Sabe qual é o capital de giro mensal do negócio? Entende como analisar os indicadores financeiros?

Para uma empresa crescer é fundamental a elaboração de um documento que possibilite entender a atual situação econômica do negócio para que, a partir daí, metas sejam traçadas a fim de alcançar os objetivos estipulados. Confira algumas medidas a serem adotadas:

  • Liste as despesas fixas e os custos para entender onde o dinheiro está sendo gasto ou aplicado;
  • Crie um cronograma a fim de estabelecer uma rotina para pagamento de contas, análise do fluxo de caixa, emissão de relatórios, entre outros;
  • Mensure resultados, faça a análise dos indicadores e decida se a estratégia deve ser mantida ou alterada;
  • Documente todos os processos para análise futura;
  • Considere a ajuda de um especialista.

Ainda não sabe como começar? O SEBRAE disponibiliza um material completo que auxilia a manutenção da saúde financeira do negócio e a elaboração de um planejamento financeiro.

 

2. Invista em cursos online

Em um mundo cada vez mais tecnológico é comum que o ambiente virtual se mostre muito próspero para diferentes profissionais, não é?

Nesse cenário, é imprescindível criar uma estratégia de marketing e se atualizar para conseguir captar novos clientes e aumentar os lucros do escritório. Mas como fazer isso? Como começar? Aliás, já ouviu falar sobre Inbound Marketing para Advogados?

Se você é um advogado autônomo ou trabalha em um escritório de advocacia de pequeno, médio ou grande porte, uma opção é investir em cursos online que vão aumentar a sua performance profissional e gerar valor para a empresa e para os seus clientes.

E como esses cursos ajudam a melhorar o controle financeiro?

Além de apresentar os fundamentos do marketing para a atração de novos clientes, os cursos online também podem ensinar como fazer o diagnóstico da situação atual do escritório por meio de análises (como a SWOT), como definir objetivos e como melhorar a experiência com o público-alvo.

 

3. Separe a pessoa física da pessoa jurídica

Um erro comum cometido por muitos profissionais é não separar a pessoa física da pessoa jurídica e misturar os gastos pessoais com os gastos empresariais — pior ainda, no entanto, é não discriminar nenhum deles!

Como  manter o controle financeiro do negócio se não há como saber o que, de fato, foi gasto ou ganho com a empresa?

Uma sugestão para manter a disciplina neste ponto é estipular uma quantia razoável a ser retirada todo mês para cobrir gastos pessoais, sem excessos e sempre contabilizando os valores.

 

4. Utilize um software jurídico

Um programa financeiro jurídico é essencial para você saber, de maneira precisa, quais foram os seus gastos e os seus ganhos. Registrar e acompanhar as operações financeiras, aliás, é fundamental para a construção de um planejamento estratégico.

Utilizar um software jurídico eficiente certamente acarreta alguns benefícios, os quais refletem direta ou indiretamente no controle financeiro do seu escritório de advocacia. Confira alguns:

  • Otimização de processos por meio da automatização;
  • Gestão eficiente de prazos;
  • Organização das atividades jurídicas e administrativas;
  • Gestão de pagamentos e de recebimentos;
  • Aumento da produtividade;
  • Captura de processos pelo número da OAB;
  • Integração com tribunais de todo o país;
  • Preenchimento automático de documentos;
  • Sistema online — permite o acompanhamento de atendimentos e de processos em qualquer lugar, a qualquer hora.

Além do que já foi mencionado neste artigo, considere também:

  • Eliminar pequenos gastos;
  • Estudar termos técnicos da área financeira para um melhor entendimento da situação (como capital de giro e fluxo de caixa);
  • Contar com o auxílio de um contador;
  • Precificar seus serviços levando em conta os custos envolvidos no negócio;
  • Criar um fundo de reserva.

Enfim, como você pôde perceber, seguir algumas dicas pode melhorar significativamente o controle financeiro do seu escritório de advocacia. Além de escolher um software jurídico eficiente para otimizar processos, considere investir em cursos online que apresentem formas efetivas de garantir uma forte presença digital e atrair seu público-alvo.

Agora que você entende a importância de monitorar a saúde financeira do seu negócio, o que acha de conhecer na prática os benefícios do programa para escritório de advocacia? Teste grátis por 15 dias!

 

Conteúdo produzido pela equipe do SAJ ADV para o blog da Concept Law.

Nayara Menezes
Nayara Menezes
Advogada e fundadora da Concept Law. Cursando MBA em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Gestão de Negócios pela Harvard Business School. Certificada em Inbound Sales e Inbound Marketing pela Hubspot Academy e em Marketing de Conteúdo pela Nova Escola de Marketing.
Login

Porque acreditamos que a educação é o caminho para a transformação, oferecemos, para aqueles que buscam aumento de performance na prestação de serviços jurídicos, cursos online com metodologia inovadora para um público que não tem tempo a perder e que preza por informação confiável. Objetividade, praticidade, simplicidade e comprovação são a base de nossa metodologia de ensino. Para quem precisa de mais, em menos tempo.

2019 Concept Law

Open chat