A Internet e o Impacto no Direito

A Internet e o Impacto no Direito

Além da cobrança por uma gestão mais eficiente do negócio jurídico, a forma de comunicação com o potencial cliente também mudou.

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Isso porque, a forma de comunicação da sociedade como um todo mudou.

A comercialização da internet só começou em 1990, hoje já são mais de 4 bilhões de usuários e de lá para cá a forma de comunicação mudou drasticamente.

Comunicação está diretamente relacionada a marketing. É a maneira como você comunica os seus valores, produtos e serviços para o seu público alvo.

O advogado que entrou no mercado há 20, 30 anos atrás, conseguia começar a formar uma carteira de clientes apenas através de recomendações de pessoas próximas. Atualmente, somando o aumento expressivo da concorrência ao advento de novas formas de comunicação, essa antiga estratégia de captação já não é mais suficiente.

Vamos às provas!

Onde as pessoas estão procurando por advogados?

De 2005 para 2014 houve um crescimento expressivo na procura de advogados através da internet.

Internet e o Direito

Fonte: FindLaw (Thomson Reuters)

Por outro lado, o número de pessoas que pediam recomendações de advogados a amigos, parentes e colegas de trabalho caiu significativamente no mesmo período:

Internet e o DireitoFonte FindLaw (Thomson Reuters)

Como se pode ver, a internet ganhou muita força na captação de clientes para os advogados.

Por isso, hoje em dia, ter um site institucional do escritório de advocacia é fundamental. É a sua identidade online, algo que os clientes esperam de você.

No entanto, fique atento para a responsividade do site. Ou seja, ele precisa ser adaptável à tela dos diferentes dispositivos. Isso porque, o uso de dispositivos móveis para encontrar advogados já ultrapassou em grande número o uso do desktop.

Uma pesquisa realizada em 2017, pela Thomson Reuters, a respeito do comportamento do consumidor de serviços jurídicos, constatou que 52% dos respondentes procuram por advogados através de um dispositivo móvel. Apenas 27% usam um computador ou laptop para essa busca.

Internet e o Direito

 

Esses números coincidem com a tendência mundial de crescimento dos dispositivos móveis. Segundo o levantamento anual realizado pela We Are Social e Hootsuite o tráfego global na web, por dispositivo, é de 43% em laptops e desktops e 52% nos celulares, com um crescimento de 4% ao ano.

Ter um site é suficiente para uma presença digital de qualidade? 

Com certeza não, mas ele irá agregar valor e credibilidade ao seu escritório.

Como eu posso atrair visitantes para o meu site?

O melhor caminho para dar visibilidade ao seu site é através de um blog. O blog é a melhor maneira para expor seu conhecimento sobre a sua área de atuação e começar a gerar credibilidade e confiança nos leitores.

Em uma pesquisa realizada pela Thomson Reuters em 2017 constatou-se que 45% dos consumidores de serviços jurídicos levam em conta a expertise do advogado ao contratá-lo.

Por isso, divulgar um pouco do seu conhecimento especializado através da produção de conteúdo útil para o seu potencial público alvo é uma estratégia muito eficiente para demonstrar o seu nível de expertise naquele tema. Através desse conteúdo, o potencial cliente começa a reconhecer em você um especialista e começa a construir confiança no que você diz.

É certo que fazer um trabalho de blog de qualidade não é simples como parece. Não basta sair escrevendo sem elaborar um planejamento anterior.

Antes de escrever é preciso pensar:

  • Quem eu quero atingir com esse conteúdo?
  • Qual é o meu objetivo com essa postagem?
  • Quais são as principais dúvidas desse público?
  • Como eu posso ajudar a sanar essas dúvidas?
  • Qual a periodicidade de postagens que eu consigo me comprometer?

Definidos esses passos, é preciso elaborar um calendário editorial e comprometer-se com ele.

Muitas outras estratégias estão por trás de um trabalho de blog de qualidade, mas o objetivo aqui não é esgotar o tema, mas sim traçar um panorama geral.

Está com dúvidas sobre a efetividade do trabalho de blog para a captação de clientes? Tem toda razão! É preciso questionar e buscar informação verdadeiramente confiável e é isso que buscamos fazer na Concept Law.

Vamos avaliar a seguir o que as pesquisas demonstram sobre a estratégia de blog.

A metodologia do inbound marketing que envolve, em seu conjunto, o trabalho de blog, é uma das mais eficientes estratégias de marketing da atualidade, sendo disseminada em todos os segmentos de negócios do mundo.

Especificamente para o setor jurídico, a American Bar Association constatou o seguinte:

80% dos advogados em firmas de mais de 500 advogados que pessoalmente mantêm um blog jurídico, relatam captar clientes como resultado do trabalho no blog.

Advogados-blogueiros em empresas de 2-9 ou 50-99 advogados relataram uma taxa de sucesso superior a 50% na retenção dos clientes.

Interessante, não é mesmo?

Trata-se de uma oportunidade real para captar e reter clientes, mas, como tudo, precisa de dedicação, tempo e, principalmente, técnica adequada.

A Internet e o Impacto no Direito

E as mídias sociais? Será que elas são eficientes para alguma coisa?

somos mais de 3 bilhões de usuários de mídias sociais no mundo. O Brasil apresenta um crescimento anual de 7% de novos usuários nessas mídias e ocupa o segundo lugar no ranking de países que gastam mais horas nas mídias sociais por dia.

Especificamente para o setor jurídico, segundo uma pesquisa realizada pela Thomson Reuters em 2016:

  • 54% dos respondentes indicaram que são mais propensos a contratar um advogado com presença ativa nas mídias sociais.
  • Esse número pula para 72% se considerarmos os consumidores entre 18 e 40 anos.

Entender onde o seu potencial público alvo se encontra e ampliar os meios de comunicação para alcança-lo com maior facilidade é uma necessidade que você não pode mais menosprezar.

 

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Nayara Menezes
Nayara Menezes
Advogada e fundadora da Concept Law. Cursando MBA em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Gestão de Negócios pela Harvard Business School. Certificada em Inbound Sales e Inbound Marketing pela Hubspot Academy e em Marketing de Conteúdo pela Nova Escola de Marketing.
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