A Internet, o Impacto na Advocacia e as Novas Oportunidades

A Internet, o Impacto na Advocacia e as Novas Oportunidades

As novas tecnologias entram em nossa rotina aos poucos.

Quem lembra quando a internet chegou em nossas vidas?

Lá por volta de 1990 a internet começava a entrar, aos poucos, em nossas casas.

A conexão era discada, lenta e nós utilizávamos com o tempo contado, pois o acesso era caro.

É engraçado lembrar como algo que hoje é tão trivial e que está em nossa rotina diuturnamente, alguns anos atrás, era novidade.

O exercício de refletir sobre a evolução da internet nas últimas décadas e tudo o que ela nos proporcionou, é interessante para nos chamar a atenção acerca do impacto que a tecnologia tem em nossas vidas.

Se você é da época que fazia pesquisas na Enciclopédia Barsa, bem vindo ao clube! Essa foi para entregar a idade.

Você consegue se imaginar hoje sem fazer uma busca diária no Google? Ou sem os vários aplicativos que consultamos diariamente em nosso smartphone?

A Internet revolucionou completamente a forma de comunicação da sociedade e ampliou drasticamente as possibilidades de acesso à informação.

Hoje já somos mais de 4 bilhões de usuários de internet no mundo e ainda há muito espaço para crescer.

Mas o que isso tem a ver com a Advocacia?

Tem tudo a ver.

Porque tecnologias tão disruptivas e transformadoras como a Internet afetam absolutamente todos os setores da sociedade.

Para te explicar essas mudanças de forma didática e organizada, estruturamos esse texto nas seções a seguir:

  1. Impacto da Internet na contratação de advogados;
  2. A importância do site para o escritório de advocacia;
  3. Beleza põe mesa: avaliando o design do seu site.

Impacto da Internet na contratação de advogados

O advogado que entrou no mercado há 20, 30 anos atrás, lá no início da comercialização da Internet, não enfrentou um mercado com a mesma dinâmica dos dias atuais.

Os potenciais clientes que o advogado desse período possuía estavam muito mais restritos à sua dimensão geográfica e basicamente conseguiam formar uma carteira de clientes através de recomendações de pessoas próximas.

A Internet veio para ampliar os limites geográficos, expandindo as possibilidades de mercado e, também, a concorrência.

Atualmente, os meios de captação de potenciais clientes tornaram-se muito mais abrangentes, por conta da Internet.

Ao longo dos anos e da adaptação da sociedade ao meio digital, a Internet passou a ganhar confiança da população e passou a servir como meio de busca pelas mais variadas informações, produtos e serviços.

O consumidor passou a deter o poder da informação. Ele pesquisa, se informa, questiona e tornou-se flexível para a contratação de produtos e serviços no meio digital.

Você deve estar se perguntando… será que a Internet também afetou a forma de contratação de advogados?

Segundo uma pesquisa realizada pela Thomson Reuters, sim. E muito.

Vejamos.

A pesquisa foi realizada em 2005 e repetida em 2014 para verificar se houve mudança no comportamento do consumidor de serviços jurídicos.

Identificou-se o seguinte:

Em 2005, o número de pessoas que consultava a Internet para pesquisar por advogados era de apenas 7%.

Já em 2014, quando refeita a pesquisa, esse número saltou para 38%.

Por outro lado, o número de pessoas que pediam recomendações de advogados a amigos, parentes e colegas de trabalho caiu significativamente no mesmo período, de 65% em 2005 para apenas 29% em 2014.

Como se pode ver, a Internet ganhou muita força como meio de captação de clientes para os advogados.

Hoje esses números devem ser ainda mais favoráveis para a Internet, pois o acesso a ela segue em expansão em todo o mundo.

Quer saber mais sobre o impacto de novas tecnologias no setor jurídico? Faça o download do nosso Ebook A Quarta Revolução Industrial e o impacto no Setor Jurídico.

A importância do site para o escritório de advocacia

Essa mudança no comportamento do consumidor apresenta a Internet como uma grande oportunidade para captação de novos clientes pelos escritórios de advocacia.

Por isso, hoje em dia é fundamental que o advogado tenha uma presença digital de qualidade.

Não se trata apenas de uma questão de captação de clientes, mas de posicionamento de marca.

O site é a sua identidade online, é algo que, nos dias atuais, os clientes esperam de você.

O site é a porta de entrada para o seu cliente conhecer melhor o seu trabalho e começar a considerar o seu nome como uma possibilidade.

No entanto, fique atento para a responsividade do site. Ou seja, ele precisa ser adaptável à tela dos diferentes dispositivos.

Isso porque, o uso de dispositivos móveis para encontrar advogados já ultrapassou em grande número o uso do desktop.

Uma pesquisa realizada em 2017, pela Thomson Reuters, a respeito do comportamento do consumidor de serviços jurídicos, constatou que 52% dos respondentes procuram por advogados através de um dispositivo móvel. Apenas 27% usam um computador ou laptop para essa busca.

Internet e o Direito

Esses números coincidem com a tendência mundial de crescimento dos dispositivos móveis.

Segundo o levantamento anual realizado pela We Are Social e Hootsuite o tráfego global na web, por dispositivo, é de 43% em laptops e desktops e 52% nos celulares, com um crescimento de 4% ao ano.

– Ter um site é suficiente para uma presença digital de qualidade?

Com certeza não, mas ele irá agregar valor e credibilidade ao seu escritório e é a porta de entrada para começar um relacionamento com o seu potencial cliente.

Se você quer saber como atrair visitantes para o seu site, confira esse post em que detalhamos um pouco mais o tema.

Beleza põe mesa: avaliando o design do seu site

Além da responsividade, é  importante ter em mente que design é muito importante.

– Ah, mas o que realmente importa é o conteúdo, o meu nível de expertise.

Sim, a sua capacitação profissional é fundamental, mas vamos imaginar o seguinte cenário:

O Diretor Jurídico de uma empresa de médio porte está procurando um escritório de advocacia para assumir parte das demandas da empresa.

Ele teve indicação de duas diferentes firmas. Ele nunca ouviu falar de nenhuma das duas ou de seus advogados. Então ele procura no Google o nome dos escritórios e se depara com os seguintes sites:

http://www.loboderizzo.com.br/

http://www.accidentcarlawyers.com/

Se você fosse o Diretor Jurídico, qual escritório te passaria mais credibilidade?

Percebeu agora como o design é importante?

As pessoas que vão acessar o seu site podem ser clientes em potencial que ainda não conhecem o seu trabalho e sua capacitação. Por isso, todos os seus canais de comunicação com esse público precisam refletir a imagem que você gostaria de transmitir.

Um site desenvolvido de qualquer maneira, com um design mal feito, transparece a imagem de um escritório pouco cuidadoso, antiquado e pouco profissional.

Depois de ter lido esse post, olhe para a sua realidade.

  • O seu escritório mantém presença online?
  • Qual é a qualidade dessa presença?
  • Como está o seu site?

Se você não tem site ou se ele não é responsivo, está desatualizado e tem um design que deixa muito a desejar, você certamente está perdendo oportunidades de novos negócios.

Faça essa auto reflexão e identifique em quais pontos você pode melhorar.

– Tudo bem, eu concordo que preciso fazer um site. Passou da hora realmente. A questão é que eu já andei pesquisando e é caro fazer um site. Além disso, eu não tenho como pagar um profissional para ficar responsável pela manutenção do site.

Eu sei, eu sei. E concordo com você.

Foi pensando nisso que nós conseguimos uma parceria muito bacana para te ajudar a fazer o seu site por um custo bem abaixo do mercado e ainda contar com a manutenção do mesmo.

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Depois que o site estiver pronto, precisamos conversar sobre outro ponto: Como você vai atrair potenciais clientes para ele?

Confere esse post para descobrir!

 

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Nayara Menezes
Nayara Menezes
Advogada e fundadora da Concept Law. Cursando MBA em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Gestão de Negócios pela Harvard Business School. Certificada em Inbound Sales e Inbound Marketing pela Hubspot Academy e em Marketing de Conteúdo pela Nova Escola de Marketing.
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