Análise SWOT para Escritórios de Advocacia: por que você precisa fazer?

Análise SWOT para escritórios de advocacia: entenda porque você precisa fazer.

 

A análise SWOT é uma ferramenta que serve para fazer o planejamento estratégico de empresas e novos projetos. Ela consiste na realização de um diagnóstico completo sobre o negócio e o ambiente que o cerca.

Antes de executar qualquer nova estratégia no escritório, é importante aplicar a ferramenta da Análise SWOT para aumentar as chances de sucesso da mesma.

É sobre isso que vamos falar nesse post.

 

Análise SWOT para escritórios de advocacia: A importância do planejamento

 

Saber como captar clientes na advocacia é um dos maiores desafios dos advogados. Por isso, escrevi um artigo completo sobre esse tema: “Como captar clientes na advocacia: O Guia Completo”.

Aliás, esse é um dos maiores desafios de qualquer negócio. Afinal, o cliente é a razão de ser do negócio e é a mola propulsora do desenvolvimento de qualquer empresa.

Todos os advogados reconhecem a necessidade de captar mais clientes e diversificar as contas. No entanto, nem todos realmente implementam esforços nesse sentido.

Uma vez que você decida investir em uma estratégia de marketing jurídico, antes de partir para a execução, é fundamental dedicar um tempo para planejar essa ação.

O planejamento é parte fundamental da execução de qualquer estratégia. Isso porque, é nesse momento que você identificará quais são os melhores caminhos a seguir.

É como se você quisesse ir de carro de Belo Horizonte a São Paulo, sem GPS ou mapa. Você até poderia conseguir alcançar seu objetivo olhando as placas pelo caminho ou fazendo perguntas aos pedestres. No entanto, certamente economizaria tempo e dinheiro se tivesse escolhido previamente a melhor rota para te levar ao seu destino.

A mesma ideia é aplicada aqui. Você pode partir para a ação imediatamente, porém, sem um planejamento prévio, pode acabar investindo esforços em uma área que está com os dias contados, ou optar por canais de comunicação em que o seu público alvo não está, etc.

Para evitar desperdício de tempo, dinheiro e energia, é melhor planejar.

 

Análise SWOT para escritórios de advocacia: fazendo o diagnóstico do escritório

 

SWOT é a sigla em inglês para Forças (Strengths), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

No Brasil, você pode ouvir algumas pessoas chamando essa análise de FOFA:

  • Forças;
  • Ameaças;
  • Fraquezas; e
  • Oportunidades.

A função dessa ferramenta é avaliar os ambientes interno e externo de um negócio, formulando táticas para otimizar o desempenho no mercado.

A análise SWOT foi estruturada em formato de matriz para facilitar sua elaboração e análise. Vejamos:

análise swot para escritórios de advocacia

Ambiente interno

 

Em relação ao ambiente interno, a análise SWOT engloba as atividades dentro do própria organização e considera todos os processos a ela relacionados.

Portanto, ao olhar para as forças e fraquezas do seu negócio, você o fará olhando para “dentro de casa”.

Todos os fatores sobre os quais é possível intervir, são parte do ambiente interno. São exemplos:

 

  • Pessoal;
  • Relacionamento com o cliente;
  • Política de marketing e vendas;
  • Sistemas de gestão;
  • Carteira de clientes;
  • Cultura organizacional, etc.

 

Forças

 

Representam vantagem competitiva. Se o seu escritório possui um relacionamento exemplar com o cliente, tornando-se uma relação de parceria que agrega valor ao negócio do cliente, esse seria um exemplo de força.

Preservar uma comunicação ágil com o cliente é também um exemplo de força, bem como entender bem o negócio do cliente; possuir no quadro advogados muito reconhecidos em suas áreas de atuação, entre outros.

Procure olhar para dentro do seu escritório e entender quais fatores representam força para a sua realidade.

Tente responder a perguntas como:

  • O que seu escritório faz bem?
  • O que os outros enxergam como um ponto forte do seu escritório?
  • Quais habilidades você possui que o coloca em uma posição de vantagem perante a concorrência?

As repostas devem sempre levar em conta a vantagem que proporcionam sobre a concorrência. Quanto melhor posicionar seu escritório, mais importante essa característica deve ser considerada.

 

Fraquezas

 

São as características e elementos que desfavorecem seu escritório em relação à concorrência.

Por exemplo, não estar disponível para o cliente quando ele precisar e não retornar seus questionamentos com a máxima brevidade, é um fator que te posiciona com desvantagem competitiva. Igualmente, não possuir nenhuma estratégia de marketing e investimento no relacionamento com o cliente, são fatores que representam fraquezas.

Faça uma análise interna e tente entender quais fatores representam fraqueza para a sua realidade.

Tente responder a perguntas como:

 

  • Temos bons advogados na banca?
  • Existem lacunas de treinamento?
  • Por que a concorrência é escolhida?
  • Os advogados da banca geram novos e bons negócios para o escritório?

Sinceridade aqui é fundamental, pois assumir as falhas é o primeiro passo para corrigi-las.

 

Ambiente externo

 

O ambiente externo diz respeito às questões de fora da empresa e que fogem do seu controle. São exemplos o clima, taxa de juros, mudanças legislativas, crises econômicas, advento de novas tecnologias, etc.

A esses espaços estão ligadas oportunidades e ameaças futuras.

 

Oportunidades

 

Ocorre sempre que um fator externo cria um cenário favorável para a empresa. Ex.: a privatização de uma empresa que tenha como objetivo terceirizar o jurídico interno ou o surgimento de tecnologias que criem novos negócios com poucos advogados especialistas na área.

 

Ameaças

 

São situações ou elementos que criam um ambiente desfavorável para a empresa. São ameaças ao negócio. Ex.: o surgimento do AirBnb representou uma ameaça ao setor hoteleiro. Os carros autônomos representam uma grande ameaça aos motoristas profissionais.

Seguindo essas etapas você será capaz de fazer uma boa análise SWOT oferecendo um diagnóstico confiável que paute suas estratégias de modo mais seguro a médio e longo prazo.

 

Na prática

 

Quer saber como fazer a sua matriz SWOT? Siga os passos a seguir:

 

  • Analise as áreas específicas em que você atua;
  • Observe como a concorrência se comporta;
  • Elabore um documento curto e simples para a análise.

Passo 1: Estabeleça quais são as suas vantagens e desvantagens diante da concorrência.

Identifique os pontos fortes e fracos em relação aos seus concorrentes. Por exemplo:

 

  • O seu concorrente costuma realizar ações de marketing através da promoção e participação em eventos; através de publicações focadas no esclarecimento de dúvidas do seu público alvo, realização de palestras in company para potenciais clientes, entre outros?

 

Se ele faz e você não, trata-se de um ponto fraco seu em relação a ele.

 

  • O seu concorrente possui um site responsivo, com bonito design, com uma área de publicações que gere visitas ao site, servindo esse como um meio de captação de clientes e fortalecimento de marca?

 

Se ele possui e você não, trata-se de um ponto fraco seu em relação à concorrência.

Existem mais de 4 bilhões de pessoas com acesso à internet no mundo hoje. Portanto, desprezar esse ambiente como um meio de geração de novos negócios é abrir mão de uma grande oportunidade.

Para conhecer a melhor estratégia em termos de marketing online no mundo hoje e perfeitamente alinhada ao código de ética do advogado, confira o nosso post sobre como captar clientes na advocacia.

 

Passo 2: Identifique oportunidades e ameaças no mercado.

Aqui você deve olhar para fora e observar o mercado. Avalie quais são as oportunidades e as ameaças que ele oferece para seu escritório. Esse item está relacionado ao futuro do seu empreendimento. Trata-se de um exercício de análise de tendência e antecipação de mudanças, para que você consiga considerar essas previsões na elaboração do seu planejamento estratégico.

Ótimos espaços para conhecer tendências dos mais variados segmentos de mercado são os sites das empresas de consultoria e auditoria que, frequentemente, lançam previsões sobre os mais diversos setores.

Você pode consultar: Ersnt and Young, KPMG, Deloitte e PricewaterhouseCoopers.

 

Passo 3: Análise final

Depois de feita toda a pesquisa realizada nas etapas anteriores, é possível selecionar os caminhos mais adequados para o atingimento dos seus objetivos.

 

Análise SWOT para escritórios de advocacia: Caso real

 

Vamos analisar um caso real para melhor entendimento da estrutura. Selecionei a matriz SWOT do Mc Donald’s:análise swot para escritórios de advocacia

Consegue perceber lendo a matriz acima como os campos de forças e fraquezas foram elaborados com o olhar para dentro da organização?

Já as ameaças e oportunidades foram elaboradas olhando para fora, para as tendências de mercado.

É o mesmo raciocínio que você deve aplicar ao realizar a sua matriz SWOT. Agora que você entendeu, vamos praticar?

Faça suas pesquisas, reúna sua equipe, pegue post its e canetas e deixe todos irem opinando acerca das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que vislumbram para o negócio.

Fazer isso em conjunto é muito mais produtivo!

Se quiser aprender ainda mais sobre esse e outros assuntos que vão te ajudar a aumentar a sua performance profissional, alcançando melhores resultados, confira o que preparamos aqui.

Bom trabalho!

 

Artigo de autoria de Nayara Menezes, escrito originalmente no blog do SAJ ADV.

Nayara Menezes
Nayara Menezes
Advogada e fundadora da Concept Law. Cursando MBA em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Gestão de Negócios pela Harvard Business School. Certificada em Inbound Sales e Inbound Marketing pela Hubspot Academy e em Marketing de Conteúdo pela Nova Escola de Marketing.
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