Marketing Digital para Advogados: mitos e verdades

Marketing Digital para Advogados: mitos e verdades

Você já deve ter ouvido falar em muitos lugares sobre marketing digital para advogados. O tema ganhou tanta popularidade que recebeu nome próprio: marketing jurídico.

O marketing para advogados é uma das vertentes do marketing jurídico e nada mais é do que o marketing feito no ambiente digital.

Mas o lado bom e lado ruim da Internet residem no mesmo ponto: a vasta quantidade de informação disponível na web.

A Internet permitiu que qualquer pessoa crie uma página fornecendo informações sobre os mais variados temas.

Ao passo em que isso democratiza absurdamente o compartilhamento de informação, também surge o risco de você se deparar com informações falsas ou pouco refletidas, sem embasamento.

Por isso, o objetivo desse post é te explicar o que é o Marketing no meio digital, como o advogado pode usufruir desse meio e quais os mitos e verdades que circundam esse tema.

Como esse é um post bem completo, vamos dividir o texto nas seguintes seções abaixo.

  1.  O que é marketing?;

2. O que é marketing digital?;

3. Por que o advogado precisa do marketing?;

4. Estratégias de marketing no meio digital;

4.1. Anúncios patrocinados

4.2. Inbound Marketing;

4.3. Mídias sociais.

Marketing Digital para Advogados: O que é marketing?

Marketing é uma técnica de vender produtos e serviços criando relacionamentos duradouros.

Theodore Levitt

Marketing é um conjunto de atividades que visa entender e atender às necessidades do cliente.

Então, para atender as necessidades do cliente você precisa, primeiro, entende-lo.

Descobrir quais são seus pontos de dificuldade, seus anseios e como o seu produto ou serviço pode ajuda-lo a superar as dificuldades e atingir seus objetivos.

O objetivo do Marketing é entender tão bem o cliente que ele se torne cliente de uma empresa para sempre.

Essa fidelização somente ocorre quando o cliente é muito bem definido e conhecido.

Marketing Digital para Advogados: O que é marketing digital?

O Marketing, na realidade, é apenas um, mas ele pode ser praticado em diferentes meios. O meio digital é um deles.

Segundo Rogério Costa, estrategista de internet marketing:

Marketing no meio digital é o conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca na internet. Se difere do marketing tradicional por utilizar novas tecnologias e métodos que permitem mensuração de resultados em tempo real.

Dentro do meio digital é possível identificar, em um anúncio no Facebook, por exemplo, quantas pessoas foram atingidas pelo seu anúncio, quantas clicaram no seu anúncio, quantas efetuaram a compra a partir daquele anúncio.

Igualmente, é possível direcionar com muito mais assertividade para quem o seu anúncio deve ser exibido, permitindo uma melhor segmentação do seu público alvo.

É muito diferente de fazer um anúncio em um outdoor, por exemplo.

É impossível saber, com precisão, quantas pessoas visualizaram o outdoor e o quanto aquela estratégia influenciou nas vendas da empresa.

Marketing Digital para Advogados: Por que o advogado precisa do marketing?

Quando se está dentro de um mercado em que a demanda supera muito a oferta de produtos e serviços, o marketing pode até ser negligenciado porque a simples oferta daquele produto ou serviço já apresenta um valor muito grande ao seu público consumidor.

Mas quando se está diante de um mercado em que a oferta do produto ou serviço é muito ampla, gerando uma concorrência muito acirrada, é preciso buscar algum diferencial para que o produto ou serviço possa obter algum destaque no mercado.

É aí que entra a importância do Marketing.

A construção de uma posição de destaque passa por definir um público alvo + construir um diferencial competitivo.

Então, o resultado dessa soma é o posicionamento.

Segundo Philip Kotler, posicionamento é:

A ação de projetar o produto e a imagem da organização com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo.

O advogado passou a necessitar do Marketing porque o mercado jurídico passou por grandes transformações nos últimos anos.

No Brasil, assistimos a uma explosão de novos cursos de Direito nos últimos vinte anos.

Houve um crescimento percentual de quase 700% no número de cursos de Direito em nosso país.

Um em cada dez universitários no país está assistindo a uma aula de Direito[1].

Isso conduziu o Brasil a ocupar a posição de país com a maior densidade de advogados por habitante no mundo[2].

Passamos a contar com um volume altíssimo de profissionais e o meio para demonstrar seu valor frente a um mar de concorrentes, é o marketing.

A capacitação em sua área de atuação é fundamental, não tenha dúvidas.

Porém, no atual mercado, é preciso ir além.

É preciso desenvolver habilidades complementares para conseguir se posicionar com algum diferencial frente à concorrência.

Marketing Digital para Advogados: Estratégias de marketing digital

No meio digital, você pode utilizar algumas estratégias de marketing:

  • Anúncios patrocinados;
  • Blogs;
  • Produzir conteúdo para sites de terceiros; e
  • Mídias sociais.

Quer se aprofundar no assunto?

Conheça o nosso Curso de Inbound Marketing para Advogados em que você aprenderá a construir autoridade no meio digital e gerar uma estratégia constante de captação de novos clientes.

Anúncios patrocinados

– Mas o uso de anúncios não é contrário ao Código de Ética da OAB?

O Código de Ética te impede de fazer propaganda com caráter mercantilista, que seria algo do tipo: “Garantimos o melhor preço. Ligue agora e faça uma consulta gratuita”.

Essa prática, além de desrespeitar o Código de Ética, é totalmente ineficiente.

O consumidor de hoje em dia é bem informado e cheio de opções a apenas um clique do seu Smartphone.

Esse tipo de chamada passa a mensagem de um serviço sem valor algum porque só quer disputar com base em preço, pois não tem nada mais a oferecer.

Mesmo que sem essa chamada agressiva, simplesmente patrocinar a divulgação do site do escritório pode ser igualmente ineficiente.

A página a seguir foi analisada através de um gráfico de calor para medir onde as pessoas mais clicam dentro da página de resultados do Google.

Perceba que os resultados mais acessados são o primeiro e segundo da pesquisa orgânica, ou seja, os resultados não pagos.

Então, investir em uma estratégia conteúdo para gerar alcance orgânico (espontâneo) é muito mais importante do que fazer campanhas de anúncios patrocinados.

Vamos falar como fazer isso agora!

Blogs

O melhor caminho para dar visibilidade ao seu site é através de um blog.

O blog é a melhor maneira para expor seu conhecimento sobre a sua área de atuação e começar a gerar credibilidade e confiança nos leitores.

Em uma pesquisa realizada pela Thomson Reuters em 2017 constatou-se que 45% dos consumidores de serviços jurídicos levam em conta a expertise do advogado ao contratá-lo.

Por isso, divulgar um pouco do seu conhecimento especializado através da produção de conteúdo útil para o seu potencial público alvo é uma estratégia muito eficiente para demonstrar o seu nível de expertise naquele tema.

Através desse conteúdo, o potencial cliente começa a reconhecer em você um especialista e começa a construir confiança no que você diz.

É certo que fazer um trabalho de blog de qualidade não é simples como parece. Não basta sair escrevendo sem elaborar um planejamento anterior.

Antes de escrever é preciso pensar:

  • Quem eu quero atingir com esse conteúdo?;
  • Qual é o meu objetivo com essa postagem?
  • Quais são as principais dúvidas desse público?;
  • Como eu posso ajudar a sanar essas dúvidas?;
  • Qual a periodicidade de postagens que eu consigo me comprometer?

Definidos esses passos, é preciso elaborar um calendário editorial e comprometer-se com ele.

Muitas outras estratégias estão por trás de um trabalho de blog de qualidade, mas o objetivo deste post não é esgotar o tema, mas sim traçar um panorama geral.

Está com dúvidas sobre a efetividade do trabalho de blog para a captação de clientes?

Tem toda razão!

É preciso questionar e buscar informação verdadeiramente confiável, pesquisar e estudar!

É exatamente isso que buscamos fazer aqui na Concept Law.

Vamos avaliar a seguir o que as pesquisas demonstram sobre a estratégia de blog.

Especificamente para o setor jurídico, a American Bar Association constatou o seguinte:

  • 80% dos advogados em firmas de mais de 500 advogados que pessoalmente mantêm um blog jurídico, relatam captar clientes como resultado do trabalho no blog.
  • Advogados-blogueiros em empresas de 2-9 ou 50-99 advogados relataram uma taxa de sucesso superior a 50% na retenção dos clientes.

Interessante, não é mesmo?

Trata-se de uma oportunidade real para captar e reter clientes, mas, como tudo, precisa de dedicação, tempo e, principalmente, técnica adequada.

Produzir conteúdo para sites de terceiros

A vantagem de possuir um blog próprio é que isso ajuda a marca do seu escritório ganhar relevância e o seu site aparecer mais facilmente nos resultados de pesquisa.

Além disso, o conteúdo é seu.

Então você não corre o risco de um determinado site sair do ar e você perder todo aquele tráfego.

No entanto, exigirá um pouco mais de técnica e conhecimento.

Outra estratégia que você pode adotar, é escrever para sites de terceiros em que o seu público alvo potencialmente se encontre.

Mas, para isso, você precisa se concentrar em descobrir quem é o seu público alvo e direcionar esforços a alcançá-lo.

Mídias sociais

E as mídias sociais? Será que elas são eficientes para alguma coisa?

somos mais de 3 bilhões de usuários de mídias sociais no mundo. O Brasil apresenta um crescimento anual de 7% de novos usuários nessas mídias e ocupa o segundo lugar no ranking de países que gastam mais horas nas mídias sociais por dia.

Especificamente para o setor jurídico, segundo uma pesquisa realizada pela Thomson Reuters em 2016, 54% dos respondentes indicaram que são mais propensos a contratar um advogado com presença ativa nas mídias sociais.

Esse número pula para 72% se considerarmos os consumidores entre 18 e 40 anos.

Entender onde o seu potencial público alvo se encontra e ampliar os meios de comunicação para alcança-lo com maior facilidade é uma necessidade que você não pode mais menosprezar.

 

Como posso captar mais clientes?

O Marketing é muito mais do que ter uma aptidão natural a gerar novos negócios.

Marketing é técnica.

Por isso, qualquer um pode usufruir de seus benefícios desde que seja bem orientado.

Por isso, nós elaboramos dois cursos: Geração de Novos Negócios e Inbound Marketing para Advogados.

Os cursos vão te ajudar a trabalhar um Marketing ético e que gere resultados reais para o seu escritório de advocacia.

Os cursos foram estruturados com base em muita pesquisa, relato de casos de advogados renomados e a perspectiva do cliente.

Em aulas dinâmicas e com muita mão na massa, nossos cursos são direto ao ponto, objetivos e práticos.

Nós oferecemos 20 dias de garantia INCONDICIONAL.

Então, você não tem NENHUM risco.

Não gostou? Manda um e-mail para oi@conceptlaw.com.br que devolvemos o seu dinheiro integralmente!

Sem burocracia e COM transparência!

Fazemos isso porque acreditamos plenamente na qualidade do nosso produto e sabemos que vai te ajudar!

 

[1] Censo da Educação Superior de 2015 – Ministério da Educação.

[2] Palestra de Rodrigo Bueno, Lexis Nexis. Congresso Direito e Tecnologia, 2017.

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A Internet, o impacto na Advocacia e as Novas Oportunidades 

 

 

 

Nayara Menezes
Nayara Menezes
Advogada e fundadora da Concept Law. Cursando MBA em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Gestão de Negócios pela Harvard Business School. Certificada em Inbound Sales e Inbound Marketing pela Hubspot Academy e em Marketing de Conteúdo pela Nova Escola de Marketing.
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Porque acreditamos que a educação é o caminho para a transformação, oferecemos, para aqueles que buscam aumento de performance na prestação de serviços jurídicos, cursos online com metodologia inovadora para um público que não tem tempo a perder e que preza por informação confiável. Objetividade, praticidade, simplicidade e comprovação são a base de nossa metodologia de ensino. Para quem precisa de mais, em menos tempo.

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