O que é Cultura Organizacional?

O que é Cultura Organizacional?

A cultura é composta do que comunicamos em todas as suas formas.

A cultura organizacional inclui as expectativas, experiências e filosofia de uma organização, bem como os valores que guiam o comportamento dos membros e são expressos em sua autoimagem, no funcionamento interno, nas interações com o mundo externo e nas expectativas futuras. A cultura é baseada em atitudes compartilhadas, crenças, costumes e regras escritas e não escritas que foram desenvolvidas ao longo do tempo e são consideradas válidas (The Business Dictionary).

Resumidamente, a cultura organizacional é “a maneira como as coisas são feitas por aqui” (Deal & Kennedy, 2000).

A cultura organizacional afeta o modo como as pessoas e os grupos interagem uns com os outros, com os clientes e com as partes interessadas. Além disso, a cultura organizacional pode influenciar o quanto os funcionários se identificam com sua organização.

 

Os arquitetos da cultura

Os líderes são os principais arquitetos da cultura. Uma cultura profundamente enraizada e estabelecida ilustra como as pessoas devem se comportar, o que pode ajudar os funcionários a alcançarem seus objetivos.

Os líderes devem responder a perguntas do tipo:

·      Como é medido um bom trabalho?

·      Aceitamos inovação?

·      Somos abertos a ideias?

·      Valorizamos o aprendizado?

·      Ou, ao contrário, somos uma empresa rígida?

·      Queremos que os processos sejam bem definidos e seguidos à risca?

A resposta a essas e outras perguntas definem a cultura da empresa.

 

Transmitindo a mensagem ao time

Definida a cultura, é importante transmitir e reforçar essa mensagem a todos os membros da equipe.

Os líderes devem guiar o time na direção da cultura da empresa. O papel do líder é colocar todos no mesmo barco e indicar, constantemente, a direção para a qual o barco deve seguir.

Para isso, é essencial que exista um canal aberto, fácil e fluido de comunicação e que os funcionários saibam e, se possível, tenham acesso a documentos que explicitem os valores, princípios e objetivos da empresa.

 

A escolha de novos membros

A cultura faz parte da crença coletiva de que um conjunto de ideias ou práticas são essenciais ao ambiente.

Se um novo membro não concorda com essas ideias, ele não se ajustará ao ambiente e, além de não trabalhar em conformidade com a cultura da empresa, poderá influenciar negativamente a adesão dos demais.

Por conta disso, muitas empresas têm valorizado muito a identificação do novo funcionário com a cultura da empresa, por muitas vezes valorizando mais esse ponto do que as habilidades técnicas propriamente ditas.

 

Conclusão

Criar uma cultura organizacional está muito além de ter videogames e mesas de sinuca no ambiente de trabalho.

Trata-se de ter transparência nas informações e no planejamento para atingir os objetivos da organização, fazendo todo o time acreditar naquela cultura.

Como está a cultura do seu escritório?

Nayara Menezes
Nayara Menezes
Advogada e fundadora da Concept Law. Cursando MBA em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Gestão de Negócios pela Harvard Business School. Certificada em Inbound Sales e Inbound Marketing pela Hubspot Academy e em Marketing de Conteúdo pela Nova Escola de Marketing.
Login

E-mail: oi@conceptlaw.com.br

Porque acreditamos que a educação é o caminho para a transformação, oferecemos, para aqueles que buscam aumento de performance na prestação de serviços jurídicos, cursos online com metodologia inovadora para um público que não tem tempo a perder e que preza por informação confiável. Objetividade, praticidade, simplicidade e comprovação são a base de nossa metodologia de ensino. Para quem precisa de mais, em menos tempo.

2019 Concept Law